segunda-feira, 25 de junho de 2012

O que faz um campeão diferente?!?!?!


A pergunta foi feita em entrevista pela Revista da ESPN sobre o que fazia de Michael Phelps um nadador tão qualificado e diferente dos outros. O ex-campeão olímpico e um dos médicos de maior sucesso nos Estados Unidos revela em 10 pontos suas opiniões divididas em 3 blocos como descritos na página seguinte.

ANATOMIA

1) Hábitos do corpo
Este é um dos mais cruciais pontos. Não é só ser baixo, ou magro, ou forte. O corpo humano não tem o alinhamento total como um golfinho na água, por exemplo. O quanto mais alinhado estivermos (streamline) menos resistência e menos força teremos de fazer. Ser mais alto e mais magro é geralmente uma vantagem, assim como tamanho das mãos e dos pés. Longos braços e mãos grandes não só aumentam a área de puxada mas como também reduzem a freqüência do nado o que aumenta a eficiência.
2) Flexibilidade

Este componente é chave em todos os grandes nadadores. Já que a eficiência é um fator de grande influência, pequenos ângulos de rotação das articulações podem ser de grande impacto na velocidade na água.
3) Flutuabilidade

Cerca de 75% do corpo humano é composto por água, o resto é composto por componentes sólidos que podem afundar (músculos, ossos...) ou boiar (gordura, pulmão inflado). O seu peso no solo não determina o seu peso na água. Quanto mais alto e alinhado com a linha da água menor será a resistência no seu nado.

FISIOLOGIA

4) Coração e Pulmão

A capacidade cardiopulmonar é fundamental no desempenho atlético. Melhor respiração, pulmões mais desenvolvidos, aumentam a eficiência no transporte do oxigênio para o sangue, hemoglobina e músculos.
Algumas das capacidades são naturais, mas grande parte delas são desenvolvidas com o treinamento adequado.

5) Sensibilidade

Sensibilidade com a água, é uma sensação proprioceptiva, é algo que somente os nadadores mais refinados tem. É algo natural e muito difícil de ser conseguido.

6) Potência

Não faz diferença o quanto você tenha nas outras qualidades se você não tiver massa muscular suficiente para os movimentos do nado. O dilema aqui é que quanto mais massa muscular conseguirmos pior será nossa flutuabilidade. A chave do trabalho aqui é conseguir potência sem alterar significativamente a forma do corpo ou a perda de flexibilidade.
7) Coordenação motora

Boa coordenação faz a diferença na aprendizagem de novas técnicas e ajustes. Melhor coordenação faz os atletas serem melhores "alunos" e dominar as instruções de forma efetiva.

PSICOLOGIA

8) Desejo de treinar
É a simples atitude de querer ser melhor, melhor e melhor. A cada dia em cada instante ou prática. Motivação tem muito a ver com este componente.
9) Desejo de vencer

Vencer é 90% mental. Mark Spirtz costumava me dizer, se todos os 8 finalistas estiverem bem preparados, vai vencer aquele que tiver a melhor preparação mental. O nadador que tiver esta habilidade, não somente irá se concentrar em alguns pontos positivos quando estiver sozinho, mas também conseguir bloquear as idéias negativas que podem lhe tirar a atenção e concentração.

FÍSICA
10) Ambiente de treinamento e competição

Este fator passa a ser cada vez mais importante. Este termo inclue os treinadores (normalmente mais de um), companheiros de treino, locais de reinamento, equipamento de competição, psicológos, nutricionistas, enfim tudo o que possa lhe fazer nadar mais rápido e possa lhe dar uma melhor preparação.

Artigo do Dr. Gary Hall Sr publicado na edição de Junho de 2004 da Revista Swimming World
Alex Pussieldi - Publicado em 20/06/2004 na BestSwimming.com

segunda-feira, 11 de junho de 2012

A importância de beber água no inverno

Nos dias frios sentimos menos sede e nos esquecemos de ingerir bastante líquido, o que pode causar danos à saúde

Lia Lehr


VStock / Thinkstock / Gettyimages
VStock / Thinkstock / Gettyimages


A água mata a sede e refresca nos dias quentes, mas a verdade é que nos dias frios, quase ninguém se lembra de bebê-la, não é mesmo?
O problema é que cerca de 50% do nosso corpo é constituído de água e a falta dela pode causar sérios problemas em nosso organismo. A doutora Cristina Abud de Almeida, pediatra do Hospital São Camilo, conta porque devemos tomar cerca de 1,5 litro de água por dia e como estimular as crianças a ingerir o líquido.

Qual a importância de beber água regularmente e quais os benefícios para o organismo?

“A água é o constituinte mais abundante do corpo humano, constituindo cerca de 50% do peso corporal nas mulheres e 60% nos homens. Essa diferença é atribuível à diferença nas proporções relativas de tecido adiposo em homens e mulheres. Portanto, se não ingerirmos e/ou repormos a água regularmente podemos acarretar consequências danosas aos nossos órgãos culminando na morte.
A água é responsável por regular a nossa temperatura corporal e metabolismo, ajuda a transportar nutrientes importantes ao organismo e por meio da urina e do suor ajuda a eliminar os resíduos do organismo, mantendo assim o equilíbrio corporal.
A ingestão regular mantém a hidratação (corpórea e ajuda na hidratação cutânea), melhora o funcionamento do intestino evitando a constipação, faz com que os rins trabalhem regularmente, auxiliando muitas vezes  na excreção de cálculos renais”.

Quais os prejuízos para o organismo de pessoas que bebem pouca água?

“O organismo de pessoas que bebem pouca água pode ficar desidratado e a desidratação pode desencadear cansaço, indisposição, dor de cabeça, alterações de comportamento (irritabilidade e distúrbios de concentração), alterações no sono (insônia), alterações cutâneas (pele seca, queda e enfraquecimento de pelos), ressecamento das vias aéreas.
Pode desencadear um desequilíbrio na hemodinâmica (circulação-taquicardia) e ajudar nas alterações de pressão arterial (hipotensão) e prejudicar na excreta renal dos resíduos nocivos ao nosso organismo, facilitando assim a formação de cálculos renais”.

Quanto devemos ingerir diariamente?

“Para adultos, 1 a 1,5 ml de água por kcal de energia gasta é suficiente em condições usuais, para permitir variações normais nos níveis de atividade física, sudorese, e carga de solutos na dieta. As perdas hídricas incluem 50 a 100 ml/dia nas fezes, 500 a 1000 ml/dia por evaporação ou exalação e, de acordo com a carga renal de solutos, 1000 ml/dia ou mais na urina. Se as perdas externas aumentarem (como febre, diarreia, sudorese excessiva, vômitos), a ingestão deve aumentar na mesma proporção para evitar desidratação. Em média, um homem de 70 kg deve ingerir cerca de 1,5-2l/dia”.

Qual a quantidade de água que deve ser dadas para as crianças diariamente? A gente deve "somar" com outros líquidos, como sucos e leite, que a criançada ingere bastante?

“Os lactentes têm necessidades hídricas elevadas devido à sua grande razão entre área de superfície e volume, à capacidade limitada dos rins imaturos de manejarem altas cargas de solutos e à sua incapacidade de comunicar sua sede.
A amamentação exclusiva ao seio até os 6 meses é suficiente para mantê-los hidratados e com os nutrientes necessários. A partir do início do desmame, a introdução dos alimentos (alimentos contêm água) e os sucos devem ser contabilizados juntamente com a água ingerida”.

É verdade que beber pouca água no inverno dá a sensação de mais fome, o que faz com que a gente acabe comendo mais, principalmente à noite? Por que isso acontece?


“A água é responsável pelo transporte de nutrientes e auxilia os rins na excreção de resíduos tóxicos ao organismo. Quando a sua ingestão é diminuída, o metabolismo corpóreo diminui (o que leva a um aumento no apetite) além do organismo reter nutrientes como o sódio e glicose (responsáveis pelo equilíbrio osmolar) que também podem contribuir na alteração do apetite”.

É verdade que sede é sinal de desidratação?

“O estímulo primário para a ingestão de água é a sensação de sede, mediada por um aumento da osmolalidade efetiva (alteração na concentração de sódio) ou por uma redução do volume de líquido extracelular ou da pressão arterial”.

 Como estimular a criançada a beber água, especialmente porque estão sempre correndo para lá e para cá e muitas vezes se esquecem de matar a sede?

“Oferecer com frequência líquidos, deixar o filtro de água de acesso fácil à criança, comprar recipientes coloridos ou personalizados com desenhos que a criança goste (squeeze) e deixar próximo à ela para realizar a ingestão quando achar necessário.

SAÚDE.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Cãibras sinalizam desequilíbrio de nutrientes no organismo


Você pode estar parado, andando, praticando esportes ou até dormindo, não importa! Basta uma oportunidade e lá vem a danada da cãibra para te incomodar.

A dor intensa, que parece uma fisgada, pega qualquer um de surpresa. Caracterizada pela contração dolorosa e involuntária dos músculos, a cãibra é um problema comum que apesar de não sinalizar nenhuma doença grave, funciona como um termômetro que mede o equilíbrio de água e nutrientes no nosso organismo.

"Quando ela surge, é sinal de alguma deficiência", explica o fisiologista da Unifesp Raul Santo. Para prevenir o incômodo, medidas simples como alongamento e dieta equilibrada são fundamentais.

"Ela é involuntária e dolorosa, porém, se você tomar cuidados como alongar antes de qualquer exercício e usar o sapato adequado, por exemplo, já consegue evitar o problema", afirma o fisiologista. 


 
O que acontece na hora da cãibra?

A cãibra é uma contração parcialmente involuntária dos músculos que ocorre em função do desequilíbrio hidroeletrolítico da área onde a dor aparece, ou seja, quando sentimos cãibra, nosso organismo está dando sinais de que é preciso repor a água e os sais minerais, como potássio e sódio, nesta região.

Por isso sua incidência é comum durante ou após a prática de exercícios físicos, após muitas horas em pé e até na hora do sexo. "Como não se caracteriza como doença, a cãibra não causa complicações graves e seus sintomas são basicamente dor e forte contração do local", explica Raul Santo.
 
Por que ela aparece mais nos pés, dedos e panturrilha?

Embora possa acontecer em outras partes do corpo, a cãibra atinge mais os dedos e toda a superfície dos pés e  panturrilha em função do desgaste maior que estas áreas sofrem.

Como são regiões em constante movimento, acabam perdendo seus nutrientes com maior rapidez, daí o fato de serem o foco. "Como usamos pernas e pés com frequência, gastamos todo o combustível disponível ali, fazendo o corpo reagir mandando sinais de que é preciso repor os nutrientes", explica o fisiologista.

"Calçados impróprios para caminhar ou praticar exercícios e uma dieta desregulada podem tornar o problema mais frequente". 

E quando ela aparece no meio da noite?
Se a cãibra é uma consequência do esforço muscular de determinadas regiões, porque ela aparece quando dormimos, e portanto, num momento de relaxamento?

Isso acontece porque na hora do sono nosso corpo relaxa e faz um balanço de tudo o que gastou e repôs ao longo do dia e, quando há falta de algum nutriente, ele reage mesmo se estamos dormindo. Outra situação provável durante o sono é o relaxamento brusco do músculo contraído durante todo o dia.

"O corpo está reagindo ao que não apresenta equilíbrio ou sofreu o impacto do relaxamento brusco provocado pelo sono depois de um dia inteiro de contrações", explica. 
Se a cãibra surgir, dê uma puxadinha no dedão
Banana sim, mas sem exageros

Quem já não ouviu dizer que comer banana ajuda a evitar cãibras? Mas será que é verdade? O fisiologista Raul Santo explica que como é rica em potássio, um dos principais minerais responsáveis pelo equilíbrio hidroeletrolítico, ela ajuda bastante na prevenção da contração, porém, se não houver a reposição dos demais nutrientes e sais minerais, a medida não é suficiente.

"A fruta é excelente para cãibra, mas seu efeito se torna ainda mais poderoso, se aliado a reposição das demais substâncias necessárias para se alcançar o equilíbrio hidroeletrolítico, inclusive a água", diz Raul. 

Tratamento

O melhor tratamento para a cãibra é alongar a área na hora da contração. Segundo o fisiologista, esta prática estimula a circulação no local e promove a irrigação das veias e a reposição dos nutrientes perdidos, acabando com a dor. "Quando damos aquela puxadinha na ponta dos dedos, principalmente o dedão, ou esticamos a batata da perna, estamos alongando os músculos desnutridos e proporcionado a reposição de vitaminas e sais minerais através da irrigação do sangue no local, daí a dor ir embora. Mas perceba o sinal de alerta. Quando as cãibras se tornam frequentes e contínuas, é melhor procurar um ortopedista e um fisiologista, pois, o problema pode estar relacionado a outros problemas de postura ou articulação", diz Raul. 
 
Cuidados que ajudam a evitar a dor

A cãibra está diretamente ligada aos nossos hábitos de vida e é por isso que medidas simples conseguem diminuir a frequência do problema.

"A combinação para afastar a cãibra é manter alimentação equilibrada, hidratação e condicionamento físico", explica o fisiologista da Unifesp.

- Usar calçados adequados e confortáveis para práticas esportivas ou para quem fica muito tempo em pé

-Manter uma dieta equilibrada com as vitaminas e sais minerais necessários para nossa saúde

-Tomar muita água

-Fazer alongamento e aquecimento sempre que for fazer exercícios físicos e antes e depois da rotina pesada do dia a dia.

-Procurar ajuda médica se as dores persistirem por muito tempo

-Respeitar seu limite físico para não causar dores por exaustão

-Evitar alimentos e bebidas diuréticas para amenizar a perda de nutrientes 
 
Por Natalia do Vale

quarta-feira, 6 de junho de 2012

CARTA DE ABRAHAN LINCOLN AO PROFESSOR DO SEU FILHO:




"Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas por favor diga-lhe que, para cada vilão há um herói, que para cada egoísta, há também um líder dedicado, ensine-lhe por favor que para cada inimigo haverá também um amigo, ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada, ensine-o a perder, mas também a saber gozar da vitória, afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso, faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros no céu, as flores no campo, os montes e os vales.

Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos.

Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.

Ensine-o a ouvir todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando estiver triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram.

Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.

Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.

Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens.

Eu sei que estou pedindo muito, mas veja o que pode fazer, caro professor."

Abraham Lincoln, 1830

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Open de Natação - Baby Barione

 Valeu pessoal, parabéns pelos pódiuns, pela dedicação e pelo belo trabalho em equipe !!!

Giulia Romano, Ana Cristina e Gustavo



Adriana, Caio e Felipe Fukushima, Ana e Gustavo




Equipe de Natação do SPFC

Natação Master SPFC


Segunda Etapa do Paulista Master de Natação, Clube Círculo Militar 02/06/2012

Parabéns pessoal !!!